quinta-feira, 5 de janeiro de 2017





A MENTE EM CONFLITO

1 Corintios 2.16
"quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo.”

CONFLITO
Luta entre elementos contrários
Ocorre em relações próximas em que existe um estado de insatisfação entre as partes. A insatisfação pode ter várias origens: divergência de interesses, competição pelo poder, desacordo de pontos de vista...
A situação de conflito em 3 pontos:
Intrapessoal (conflito interno)
Interpessoal (conflito entre pessoas)
Intergrupal (entre grupos)

Ø  O INTRAPESSOAL, é a situação na qual há pelo menos duas necessidades simultâneas em que a satisfação da primeira implica a satisfação da segunda, impelindo a ação da pessoa para direções diferentes, acarretando desconforto. A vivência de conflitos marca crises que se manifestam em angustia e confusão, porque pomos em causa a forma como o vemos e como estamos no mundo.

COMO VOCÊ ESTÁ VENDO A SITUAÇÃO EM QUE ESTÁ VIVENDO HOJE?

Ø  O INTERPESSOAL, é a situação na qual duas ou mais pessoas divergem sobre algum ponto em comum. É a tentativa de defesa dos seus interesses e da sua opinião e em oposição provar a outra parte que está errada. Muitas vezes as pessoas recorrem à troca de insultos, tentam responsabilizar o outro... Esse tipo de comportamento desencadeia um plano emocional negativo levando a ações extremas, e torna-se difícil de lidar com as suas emoções.
O conflito interpessoal é resultado de ausência de concordância no sistema de interação entre as pessoas. Começam a surgir os pontos de vista, interesses, opiniões diferentes em relação aos mesmos problemas.

VOCÊ ESTÁ COM ALGUM PROBLEMA DE RELACIONAMENTO COM ALGUÉM? PAI, MÃE, MARIDO, AMIGO(A)
A FALTA DE CONCORDÂNCIA GERA CONFLITOS

Ø  O INTERGRUPAL, é um conflito entre as pessoas que compõe um grupo, tem aspectos de tensão e de insatisfação das pessoas e dos grupos causam problemas sérios às pessoas envolvidas e pretende diminuir a força do outro. Estes conflitos têm sua fonte em diversas causas, sendo:
Diferentes pontos de vista.
Fidelidade ao grupo ou ao líder do grupo.
Rivalidade ou luta pela supremacia entre os líderes.
Concorrência pelos recursos.

VOCÊ NÃO CONSEGUE TRABALHAR EM EQUIPE? SENTE-SE A MELHOR? NÃO COMPREENDE AS QUE ESTÃO A SUA VOLTA?

CONSEQUÊNCIAS DO ESTADO DE CONFLITO
Angústia e ansiedade; Insegurança e indecisões; Irritabilidade
Ressentimento; Agressividade e neuroses

Vamos a uma passagem na Bíblia que poderá trazer clareza mais sobre o assunto para nós mulheres em como lidar com conflitos.

O FILHO DA SUNAMITA 2 REIS 4.8-37
Relata a história de uma mulher importante na sociedade a qual acolheu o Profeta Eliseu em sua casa, dando-lhe alimento e guarida. Este a abençoou em orar a Deus e curar o seu ventre e esta pode gerar filhos a qual já não tinha mais esperança devido seu marido já ser avançado na idade... A criança nasceu, cresceu e viveram momentos maravilhosos, quando o filho dela adoece e morre. Começou então um conflito dentro dela. Vemos então a ação dessa mulher o texto nos diz:

2 Reis 4.22-23 Disse ao marido  “Tudo vai bem.”

2 Reis 4.25-26 Disse ao moço do profeta “Vai bem.”


VAI TUDO VEM
Ela estava passando pelo vale da sombra da morte, ela não temeu. Tomando-o em seus braços, o põe carinhosamente na cama do profeta Eliseu, e parte para um duro embate, um caminho longo, uma jornada de 24 quilômetros na estrada que subia até o monte Carmelo, para recuperar a vida de seu filho, fruto da promessa de Deus.
Ela preferiu confiar no Senhor do que conflitar dentro de si e teve uma ação imediata e decisiva;
Usou de prudência para com o marido em palavras sabias para não tumultuar a situação... MAS ERA O FILHO QUE ESTAVA MORTO.. porém ela se calou diante da situação, sem olhar para a situação, para o problema, a Sunamita corre ao Carmelo que significa Presença de Deus
É assim que devemos ser: nos momentos de adversidade, de luta, de provação, devemos acreditar no impossível e correr para a presença do Pai. 
Ela demonstrou auto-controle, equilíbrio emocional e não se desesperou. Acreditou naquilo que seus olhos não podiam contemplar. Sonhou com a vida!
No caminho longo até chegar ao profeta devo crer que haviam varias perguntas, porém ela guardou para si e não abriu a boca precipitadamente.

Há momentos que devemos fechar a boca e só falar para Deus...
Pela segunda vez ela diz vai tudo bem, isso nos diz a firmeza dessa mulher em querer alcançar o objetivo da vida de seu filho e não as suas lamurias, duvidas...
Enquanto você fica questionando Deus por tudo que lhe acontece
Por que a porta não abriu
Por que não casei ainda
Por que meu marido ainda está nessas condições
Por que meus filhos estão nessas condições...
Por que eu não consigo avançar...
Por que e por que... ´MOMENTO DE VOCE DIZER VAI TUDO BEM
Pois o meu Deus está no controle e me dá graça para passar.

A PALAVRA DECLARA:
Salmos 32.8-9
“Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.
Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem.”

APLICAR A NOSSA VIDA
Devemos procurar agir como a sunamita: buscar paz e descanso em Deus, sabendo que Ele é Fiel para fazer muito mais do que pensamos. Aprender a discernir as pessoas que Ele mesmo quer usar em nossas vidas e ter humildade para entender que precisamos do próximo. Desenvolver a FÉ, ver além, ainda que obstáculos estejam a nossa frente. Ir ao Monte Carmelo – conquistar milagres implica duas condições: buscar a presença de Deus e pagar um preço. Veja que ela percorreu aproximadamente 24Km para buscar o profeta que faria a oração por seu filho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário